As pessoas têm uma falsa impressão de que no final do ano podemos exagerar sem problemas, afinal de contas é uma vez por ano e quem resiste a todas as gostosuras das ceias, de natal e ano novo. E não é só nas ceias que comemos muito mais do que devemos, tem as comemorações da empresa, as comemorações entre amigos e parentes. E aí, dá-lhe mais comilança.
Aí, chega no inicio do ano, bate o desespero para perder os quilos adquiridos. E no primeiro, segundo e até terceiro mês do ano, adquire-se uma rotina de excercícios diários, uma dieta mais equilibrada. Só que passa o tempo e aí caimos novamente na rotina de comer desregradamente, de não praticar exercícios e sempre temos uma desculpa prá isso, e a mais básica é a falta de tempo.
E passamos o resto do ano nesta rotina, esperando chegar um ano novo para começar nova dieta, a frequentar a academia e muitas outras promessas que não são cumpridas ao longo do ano, por falta de disciplina, de foco.
Devemos perceber que com o passar dos anos nosso corpo vai envelhecendo e com ele algumas funções básicas vão ficando mais lentas, como o metabolismo.
E a pior coisa para o corpo é o efeito sanfona. Engorda, emagrece, engorda, emagrece. Dietas malucas que deixam de dar para o organismo o que ele necessita realmente para sobreviver.
E o nosso corpo é inteligente. Ele tem um mecanismo de sobrevivência que é fantástico.
Fazemos dieta loucas, por nossa conta, e perdemos uns quilos. Mas não perdemos o que temos que perder, e com saúde. Nosso organismo armazena o máximo de calorias para sua sobrevivência. Quando voltamos a comer, ele pensa: "Vou guardar tudo, porque daqui a pouco, não vou ter e preciso sobreviver".
E a gordura localizada mais dificil de combater e a pior para o nossa saúde é a da região abdominal.
Chega uma hora que é mais fácil engordar do que emagrecer, pois o metabolismo lento compromete a queima de calorias. E o organismo só queima a quantidade de calorias necessárias para sua sobrevivência.
Por isso o ideal é ter uma rotina regrada. Não desistir facilmente.
É comprovado que quanto mais tempo, mantemos nosso corpo saudável, com uma alimentação, exercícios diários, exercitando nossa mente, aumentamos nossos anos de vida, com qualidade, chegando aos cem anos com lucidez e em posse de todas as nossas propriedades físicas e mentais
E como fazer isso?
Aguarde o próximo post.
Abraços e até mais.
Exageros de Final de Ano
04:35 |
Marcadores:
qualidade de vida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário